terça-feira, 27 de julho de 2010

ECO - ILHA


Essa estória é tão incrível que parece mentira. Em 1998 um tal de Richie Sowa teve uma idéia no mínimo ousada. Ele largou seu trabalho como carpinteiro, seus pertences e sua vida urbana para criar a sua própria ilha paradisíaca flutuante com 250.000 garrafas coletadas em mais de 2 anos e meio.

A ilha possuía uma casa de dois andares, um forno solar e árvores frutíferas e vegetais como tomate, banana e limão. Sowa não estava sozinho em sua ilha, ele tinha como parceiros seus dois gatos, um cachorro, duas galinhas e um pato que o faziam companhia.
A estrutura da ilha era formada por redes com garrafas pet e por cima uma grade feita de bambu e madeira compensada. A ilha localizada perto do lago Puerto Aventuras na costa Caribenha do México tinha 20 por 16 metros e podia ser movimentada de lugar facilmente por um motor de barco. A contrução teve o apoio do governo Mexicano.


Em 2005 o furacão Emily atingiu com toda a força o México e a ilha foi totalmente destruída. Mas a persistência de Richie Sowa ainda não. Neste ano ele iniciou um novo projeto de uma ilha ainda maior, mas em um lugar mais tranqüilo do México. Estima-se que até o final de 2008 a ilha esteja em pleno funcionamento novamente. O projeto ganhou até comunidade na web chamada de The Spiral Islanders Network onde pessoas podem conversar e discutir o projeto com Sowa( MUITO BOM SITE, RECOMENDO ENTRAR!).Clique aqui.Com certeza um projeto incrível de vários pontos de vista, tanto pelo esforço de apenas uma pessoa realizar algo tão extraordinário quanto pela demonstração das formas executadas para um projeto sustentável e de baixo impacto para a natureza.





Veja o video do Richie Sowa  contando e mostrando exatamente como fez a ilha! Demais!


Nenhum comentário: