sexta-feira, 23 de julho de 2010

AS LIVRARIAS MAIS INTERESSANTES E CHARMOSAS DO MUNDO


Livraria sempre foi um dos meus lugares favoritos. Sempre fui fascinada por elas pelo cheirinho de livro novo, pela ávida  curiosidade de ler o tão interessante título ou tão comentada obra literária. Uma pena que no Brasil, não existam livrarias como as que tem fora do país. No Brasil não é muito comum. O que é uma ENORME  pena!
Tentei selecionar as mais interessantes e charmosas livrarias do mundo. Algumas com história na própria história literária, e outras em lugares magníficos, dignos de cinema.

Primeira:

Esta é a Shakespeare Book and Co. Em Paris, Saint Germain.Com vista para a catedral de Notre Dame! A Shakespeare Book and Co. é uma das primeiras e mais charmosas livrarias de Paris, e emprestou livros para Ernest Hemingway, além de receber gente como Gertrude Stein, Picasso, Scott Fitzgerald, Man Ray e tantos outros ícones..... Imperdível! Dá uma espiadinha por dentro dela:



Shakespeare Book and Co. é a mais famosas e fotografada livraria do Mundo! O site dela também merece uma visita, clique aqui tão fantástico quanto a livraria!
 

Ainda em Paris, tem a Assouline : Galeria, Livraria e loja de presentes.Nos últimos quinze anos Assouline publicou edições luxuosas de livros sobre fotografia, moda, arquitetura, arte e design. Em 2005 ele inaugurou a loja/livraria de Paris. Um belo espaço com livros luxuosos e uma seleção de objetos escolhidos mundo afora. Em 2008 Assouline abriu outra loja no Plaza Hotel de Manhattan. E desde então vem semeando seus livros e objetos nas principais capitais.




E lá vendem papéis de carta interessantíssimos, olha só:

Entre a imensa coleção de livros “sérios”, eu gosto dos mais “leves” como a história do pretinho básico!



Ainda em Paris existe a Artcurial: um restaurante, uma galeria de arte e uma das melhores livrarias de Paris.

Quando estiverem descendo a avenida Champs Elysées, na esquina da avenida Montaigne verão uma bela mansão com esta placa: Artcurial.
Entrem. Trata-se de um espaço com múltiplas funções. Primeiro, uma casa de vendas privadas organizadas em leilões de jóias, relógios, bolsas Hermés vintage, garrafas de vinhos e bebidas alcoólicas raros, etc.
Segundo, Artcurial é também uma livraria, uma das melhores de Paris com 18.000 títulos nas áreas da arte contemporânea, art deco e art nouveau, arte moderna, arte primitiva, arquitetura, design, grafismo, livros de artistas, moda e fotografia.No mesmo endereço encontra-se ainda uma galeria de arte e um centro de conferências sobre arte e o mercado da arte francês e internacional.A dica mais importante: se estiverem na hora do almoço, procurem pelo restaurante do Artcurial. Trata-se de um lugar agradável, uma pausa tranquila nesta região em permanente agitação, com preços razoáveis e pratos gostosos.

SITES: Librairie Articurial, clique aqui
Articurial, clique aqui
Artcurial: 7 rond point des Champs Elysées 75008 Paris. Aberto de segunda a sábado, das 10.30 h às 19.00 hs.

E se estiver no Café de Flore, tem a  La Hune - Uma das mais agradáveis, completas livrarias de Paris que fica ao lado do Café de Flore. No 2º andar, livros de design, artes, fotografia e cinema. (O end. 170, Blvd. Saint Germain, metrô Saint-Germain-des-Près)


Que tem livros super divertidos!


Segunda:
 

Esta é a Lello & Irmão em Portugal, Porto.Uma das mais fantásticas livrarias que já vi! Fascinante!
Entrando hoje no interior da livraria, o visitante sente-se envolvido por um ambiente acolhedor, onde pontificam os livros e uma decoração impressiva. Uma vasta sala, com uma galeria que dá acesso a uma escada ornamental, das mais cinematográficas que já vi,  onde correm algumas mesas que servem para exposição dos livros. Bancos em madeira e revestidos a couro e estantes por toda altura desta sala perfazem o espaço interior próprio de uma livraria atual, mas que guarda a memória do passado. Nos pilares, à esquerda e à direita, distinguem-se os bustos de distintos homens de letras: Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro. O teto, lavrado, resguarda no centro uma luminosidade diáfana que provém do amplo vitral em que se desenha o ex-libris de Lello & Irmão Lda, com a conhecida divisa, «Decus in Labore».

A escada:




O interior de deixar qualquer um emudecido!




Terceira:



Majestosa e impressionante  A El Ateneo, fica na Avenida Santa Fé, em Buenos Aires.  Onde mais você pode se sentar e ler um volume de Neruda? A Livraria funciona em um antigo teatro, inauguradio em 1919.São 4 fileiras de camarotes com capacidade para 550 poltrona e 500 poltronas na geral. A construção foi arrendada pordez anos, em 2000, pelo grupo editorial IIhsa. A adaptação se mateve fiel a estrutura, com as prateleiras substituíndo as linhas de assentos.A sessão de livros infantis fica no subsolo,. Afinal de contas todos sabem que as crianças gostam de lugares subterrâneos e sótãos.Há uma galeria na sessão de música clássica são 100 mil títulos de livros e 10 mil de CDs, que tornam essa uma das maiores da América Latina.




Quarta:


Esta é a Selexyz Bookstore em Maastricht, na Holanda.A arquitetos adaptam igreja dominicana de 800 anos para instalar uma livraria moderna. A livraria Selexyz Dominicanen foi instalada na antiga igreja preservando seu aspecto histórico e arquitetônico original, tanto externamente como internamente, com suas cúpulas e arcos. Com estruturas metálicas e grandes estantes, os arquitetos conseguiram aproveitar o amplo pé direito da igreja e criar dois andares, de forma a que os livros ocupem 1.200 metros quadrados de área. No Mínimo em um lugar inusitado, não acham? Mas é belíssima! Viram na primeira foto onde é o coffee shop? Não? Onde antes era o altar! Sensacional!








Quinta:



Bem tradicional e completa é uma grande rede de livrarias, com pontos de venda espalhados por todo o Reino Unido. Famosa por seus lançamentos, de livros e eBooks, e agora todo pessoal high-tech está sonhando com o Sony Reader Touch Edition! Dia 15/9 foi lançado o novo livro de Dan Brown: " O Símbolo Perdido" (The Lost Symbol). Lá são lançados os Harry Potters, promovendo mega-filas para os caçadores de autógrafos...por JK Rowling, também Rolling Stones, Bill Clinton, etc. Site Oficial clique aqui

Ainda em Londre tem uma livraria super charmosa para quem gosta de culinária,Livros para serem saboreados! Com truques, receitas de chefs e papos de caçarolas. Ao entrar na livraria, você sente o cheiro gostoso de alguma receita que está sendo testada na cozinha ao fundo. Bolos, tortas, cookies?...humm. (4, Blenheim Crescent, Notting Hill, metrô Ladbroke Grove) site oficial clique aqui.




E para completar o circuíto Londres não poderia faltar a famosa livraria de "Notting Hill", onde Hugh Grant trabalha, existe de verdade, todo mundo quer ir lá! Fica na 13, Travel Blenheim Crescent , no finzinho da Portobello Road, Notting Hill. tem até site! Clique aqui



 



2 comentários:

Vinicius disse...

Tata, até agora o extase me contamina a alma. Quanta beleza! Queria conhecer tais livrarias. Tu as conhece pessoalmente?

Abraço.

Lu Dantas disse...

Oi, querida.

Vc me trouxe as melhores lembranças de Paris com essa que fica próxima à Notre Dame e a tranquilidade de Notting Hill.

Beijo grande