quarta-feira, 29 de outubro de 2008

HALLOWEEN

Para quem não sabe, Tata é abreviação de Tabata.Tenho esse nome porque minha mãe enquanto estava grávida de mim, assistia muito a série” A Feitiçeira”. Para quem não conhece a série, Tabata era a filha da bruxa Samanta, protagonista da série. Pois bem, Tabata como filha de feitiçeira, tinha também seus poderes,quando queria alguma coisa, ela mexia o nariz e as coisas vinham flutuando até ela. Bem que eu queria ter herdado os poderes dela por associação do nome, mas infelizmente o meu nariz é imóvel.
Certo dia, fui atrás do significado do nome que me foi dado, eis que encontro outra coincidência mágica do nome, os Celtas em noites de Lua cheia se encontravam nas campinas para o Sába ( Sabath).O Sába era um antiqüíssimo costume, uma festa com comes, bebes e danças, um rito de fertilidade realizado pelos pagãos. As meninas concebidas nessa alegria, no Sába, eram chamadas de Sábatas, mas elas eram vistas pelos padres como bruxas, que possuíam poderes ocultos. As bruxas iam para o fogo por qualquer motivo e o “ Malleus” também chamado o “ martelo das bruxas” ensinava como reconhecê-las. Um sinal infalível era o nome Sábata. Mas como algumas meninas da Grã- Bretanha tinham esse nome inadvertidamente, embora fossem crianças, o Papa Inocêncio autorizou que fossem chamadas de “Thabata”, para distinguir uma das outras. Sábata ou Thabata, significa rebelde, filha da alegria.

Fico pensando se Bruxas e Feitiçeiras existissem hoje, e ainda voassem em vassouras? Me ocorreram várias dúvidas. Algumas delas:

1) Elas precisam de carteira de motorista ou de brevê?
2) Elas precisam comunicar suas rotas ao Cindacta?
3) Estariam sujeitas aos testes de bafômetro?
4)O seguro das vassouras seria mais caro ou mais barato que o dos nosso carros?
5) Teria sem parar nos pedágios?
6) Teria rede credenciada para dar assistência técnica para as vassouras?
7) Teria salão de cabeleireiro especializado nas motoristas das vassouras?
8) Seria obrigatório o uso de capacete?
9) Teria redes de estacionamentos autorizadas?
10) O combustível utilizado teria que contribui para a preservação do meio ambiente?KKKKK



Hoje, ser Bruxa, Mágico, Feiticeira, já é um Luxo. Bruxa já não usa vassoura e caldeirão, hoje viaja de avião,vai comer em restaurante, mariscos e Filé Mignon. E seus trajes antes feios, hoje elas vão á Paris e vestem os melhores modelos. Abóboras? Bolas de cristal? Não senhor! Hoje a bruxa é internauta, e usa computador. Abracadabras e tramas estão obsoletos. Já tem modernos programas.O mau-olhado e a varinha de condão? Trocou por um teclado. A bola de cristal ? Não senhora!Tem scanner e impressora. As bruxas sempre serão eternas, mas as de hoje são bruxas modernas.




Eu me considero uma bruxinha sim, só que meus poderes são outros.O meu Caldeirão é de idéias, sonhos, de ideais. Minhas poções são de amor, de vida, de felicidade e de esperança. Minha vassoura é minha vontade de estar, a imaginação que povoa meus sonhos ( ou um certo carro preto que fica na minha garagem!). Meus encantamentos são pela vida, pelas pessoas e coisas que eu gosto. Minha mágica é minha visão de mundo, minha vontade de algo melhor. E meu gato preto, fica por conta de não apenas uma, mas três cachorrinhas, duas brancas e uma preta.


Neste final de semana se comemora o Helloween ( Dia das Bruxas), hoje em dia o Helloween é lembrado com muitas festas e muita alegria.Nestas festas as pessoas se vestem como fantasmas, bruxas, Conde Drácula, Frankeistein, ou da maneira que achar mais engraçado ou horripilante.As crianças saem nas ruas fantasiadas, batendo de porta em porta, pedindo por doces dizendo:” Trick or Treat”( doces ou travessuras), e quem não as atende pode ter uma desagradável surpresa.

O Dia das Bruxas ou Helloween teve origem há dois mil anos entre os povos Celtas, sendo criada a partir da comemoração do festival de Samhain, na Irlanda. Esse festival era realizado entre 30 de outubro e 2 de novembro, marcando o fim do verão e o início do Ano-Novo. Com o passar do tempo se estabeleceu uma data fixa para a comemoração, adquirindo um novo significado, pois acreditavam que na noite de 31 de outubro as almas dos mortos subiam à Terra para possuir as pessoas, os Celtas acreditavam que essa seria a única forma de vida após a morte. Por isso motivo a comemoração passou a ser chamada de Halloween (dia das bruxas, dia de todos os santos ou Encontro das Almas). Crendo que as almas voltavam e possuíam as pessoas, os irlandeses, na noite o dia 31 de outubro, passaram a apagar as tochas e fogueiras de suas residências com o intuito de deixá-las frias e incômodas, se fantasiavam e estrepitosamente desfilavam pelo bairro, com o intuito de espantar as almas que procuravam corpos para possuí-los. Essa tradição chegou aos Estados Unidos em 1840, com a chegada de imigrantes irlandeses, esses fugiam da fome que assolava seu país. O bom dos tempos atuais é que todos podemos brincar em mais uma festa , onde Pequenas Bruxinhas, Morceguinhos e Condes Dráculas, se divertem comendo balas e se divertindo.
Bom Helloween para vocês, comam muito doce e se divirtam bastante, porque é o que bruxinha aqui vai fazer ok?


Leaves falling
Pumpkins glowing
Crows calling
Wind blowing

Bats flying
Vines dying
Cats sneaking
Spells vying
Stairs creaking
Ghosts sighing
Corn stubble
Cauldrons bubble
Spider trouble
Candy gobbled
Apples bobbled
Trick Treats
Things unseen
Halloween

19 comentários:

Pétala disse...

Gostei de saber a história do teu nome e o texto q vc redigiu, muito bom mesmo, parabéns por ser esta pessoa especial q com carinho nos mostra teu mundo, teus sonhos.

ps..adorei as listinha....rsrsrs

E FElIZ HALLOWEEN!

bjos!

ex-controlador de tráfego aéreo disse...

Olá Tata,

Gostei de saber a origem histórica e mítica de vários pontos relacionados à cultura que, creio, já importamos.

E eu já intuía que seu nome estava relacionado ao da filha da Samantha - assisti muito àquela série, e gostava-, até porque você não parece japonesa, e o seu Tabata é nome e não sobrenome.
Mas, como sempre, fiquei preso à narrativa pela fluência, agilidade e graça ao escrever.

Parabéns pelo nome e pelo texto.

Um beijo!!!

Carol disse...

yValha que legal!!!
Não sabia que vc tinha esse nome por causa disso!
Bacana!!! =D

Bjão Tata!
;***

ex-controlador de tráfego aéreo disse...

Ah, esqueci de dizer que se fizer um plano de vôo, posso ajudar a traçar a rota e até controlar o vôo.rs

Adianto que as taxas são muitas e altíssimas. Verdade.

Mas o prazer de voar é fantástico. Vale a pena.

Um beijo!!!

Mirella disse...

"this is halloween!everybody secream!!!!!!!"
agora em portuguê: "é o halloween todo mundo canta assim..."

já assistisse a nightmare before christimas ou o estranho munso de jack, em português?
tim burton é o cara!

Lucí disse...

Eu lembro da série da feiticeira vagamente...rsrs, só não recordava os nomes..

Legal o teu nome ter história e que história...

Nos mulheres nascemos bruxas, somos encantadoras...

Bjo

Thabata Lima Arruda. disse...

Ha....
Sabe que uma vez procurei o significado do nosso nome. Estava escrito assim: Tabatha derivado de Tabitha, do grego, Gazela. Fiquei decepcionada...rs! Mas o seu significado coincide mais, já que meu nome é com "H" .. Thabata!! Ai adorei. ^^


BJ. Bom dia das Bruxas... !

Unknown disse...

Legal, gostaria de ser um bruxo ou feiticeiro para dar um jeito nestes governantes...governantes não...politicos corruptos.
Abraços

:.tossan® disse...

Lapetite Poupé também é cultura Celta! Belo apanhado e narrativa, sua marca registrada. Ainda gosto e assisto à esta série. Beijo

Lorena Natália disse...

hum...achava que seu nome era Thais...e não Tabata..
que interessante,vc explicou tão direitinho...que senti vontade de ir lendo e lendo...rsrs
acho mto legal....essas tradições...ainda mais celtas...são histórias mto bonitas...qd eu fiz aula de contos...o professor levou para vermos!
bem...querida bruxinha...aproveite bem o halloween...
vou aproveitar daqui também...
só não vale beber né...senão vai ficar igual a bruxinha da fotoo!!(muito engraçada)
bju pra vc!
=D

ABMatias disse...

ola srta...olha eu aki retribuindu sua visitinha em meu blog...
gostei do texto do halloween...muitu bom srta TaTa...
ahuuah..continue escevendu muitu para nois leitores...eheh...passarei a frequentar mais vezes seu blog agora..bjus moça...

Lucí disse...

O meu dia das brixas foi ontem, um dia antes.. só está me faltando uma vassoura agora!..

*o diazinho.. para esquecer!*..

Beijos..bom final de semana..;)

meus instantes e momentos disse...

gostei do teu blog, foi muito bom vir aqui.
maurizio

Pedro BV disse...

Oi Tata,
Estou retribuindo a visita, volte sempre. ;)
Gostei do texto e me divertir com as perguntas das vassouras. :)

Feliz Halloween

Beijo

Ígor Andrade disse...

Valeu Tata. Bom final de semana pra ti também!
Abração!

Carol disse...

Ow Tatazinha, queria tanto mesmo passar o dia com o meu amorzinho...
Mas moramos em cidades diferentes, infelizmente, não dá... =/

Bjinhos...

valterpoeta.com disse...

olá tudo bem?

estou a procura de parceria de link
se interessar me avise,

venha conhecer meu blog.

sucesso!

Tassi disse...

Olá, Tata!

Nossa, que história profunda a sua. Essa semelhança rendeu-te uma bela publicação sobre tudo que se relaciona ao seu nome, né? Muito legal mesmo! *-*

E na verdade, bruxas hoje ~soa mesmo modernas. Naquela época, qualquer deslize ou sinal, era motivo para correr atrás delas. Conceitos rígidos e errôneos que tinham. mas hoje, tudo é difernete. Viva! rs'

Enfim.. muito bom o o que escreveu =]


Beijo queridona!! ;*

Mary Taveiros disse...

Adoreiiii seu blog!!!
Amo as bruxas!
bejinhos
Mary