quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DESCOBERTA DO DIA: VIVIAN MAIER




Vivian Maier ( February 1, 1926 - April 21, 2009) foi uma street photographer ( fotógrafa de rua) americana amadora, que cresceu na França, e depois de voltar para os EUA, trabalhou por 40 anos como babá em Chicago, mais precisamente entre os anos 50 e 60. durante esses anos, ela tirou cerca de 100 mil fotosgrafias, principalmente de pessoas e paisagens urbanas com mais frequência em Chicago, embora ela tenha percorrido o mundo tirando fotos em cada local que visitava.
Suas fotografias permaneceram desconhecidas, até que foram descobertas por um historiador local, em 2007.  Dois anos antes de sua morte em 2009,um jovem agente imobiliário se deparou com milhares de seus negativos em um imóvel q estava à venda. Eles foram comprados por US$400 por John Maloof (26anos) q logo percebeu pelo o que ele tinha realmente pago: O trabalho da vida de uma das maiores fotógrafas de rua que o mundo não conheceu! Veja se não é verdade....










 Após a morte de Maier, seu trabalho começou a receber elogios da crítica. Suas imagens apareceram em jornais da Itália, Argentina e Inglaterra, e foram expostos ao lado de trabalhos de outros artistas na Dinamarca e Noruega, sua primeira exposição individual está sendo executada no Chicago Cultural Center , de janeiro a abril de 2011.
 
Muitos dos detalhes da vida Maier ainda estão sendo descobertos. As impressões iniciais sobre a sua vida indicavam que ela tinha nascido na França, mas a busca revelou que ela nasceu em Nova York, filha de Maria Jaussaud, que era francesa, e Charles Maier, que era austríaco.Vivian viveu entre os EUA e a França por muitos anos durante sua infância, embora seja desconhecido  o lugar onde ela tenha vivido na França.
 
John Maloof, curador da coleção de fotografias Maier, resume o modo como as crianças que ela cuidava a  descreveria mais tarde:


Ela era socialista, feminista e uma crítica de cinema apurada. Ela aprendeu Inglês, indo para os cinemas, que ela amava. Ela usava uma jaqueta de homem, sapatos de homem e um grande chapéu na maioria das vezes. Estava tirava fotografias constantemente, as quais ela não mostrava  para ninguém.


Entre 1959 e 1960, Maier viajou para Los Angeles, Manila, Bangkok, Pequim, Egito, Itália, e do sudoeste americano, tirando fotos em cada local. A viagem foi, provavelmente, financiados pela venda de uma fazenda da família, na Alsácia.


John Maloof, abriu um blog com fotos dela, é o Vivian Maier blogspot


Para saber como tuoda essa história MARAVILHOSA aconteceu assista ao video.





John Maloof  está querendo produzir um documentário sobre a vida e arte dessa grande fotógrafa Vivian maier, e para isso está em busca de ajuda financeira para conseguir fazer o documentário. Para isso eles fizeram esse video que VALE  MUITO A PENA assistir, para ter uma noção do que foi o trabalho dessa GRANDE MULHER!




Nenhum comentário: